Como transferir um veículo?
Você está comprando um veículo seminovo ou usado e já se perguntou qual é a documentação para realizar a compra? Como passo o veículo para o meu nome? Quais documentos preciso para fazer a transferência?
Neste texto, nós da Ducon Seguros, vamos te explicar tudo.
Você fechou negócio e comprou um veículo usado, pois bem, a partir daí você tem até 30 dias para transferir o carro para o seu nome. Atenção: o não-cumprimento desse prazo é considerado infração grave, rendendo cinco pontos na carteira! Além disso, sem a transferência, o antigo proprietário pode pedir o bloqueio do veículo, para evitar receber multas e cobranças.
Transferência de veículo
Para fazer a transferência, o vendedor precisa assinar o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e registrar esse documento no cartório. O comprador, então, deve juntá-lo a uma cópia do seu RG, CPF, da sua carteira de habilitação e de um comprovante de residência válido (de até 180 dias).
Depois de uma vistoria do veículo, que também pode ser feita em uma empresa credenciada, o Detran emite um laudo que será reunido ao restante da documentação para ser levado pessoalmente pelo comprador ao setor de transferência desse órgão ou do Ciretran. Após alguns dias, o CRV é atualizado, e o novo proprietário pode pegá-lo.
Placa nova
Muito importante lembrar que além de todos esses documentos, é importante destacar que, caso o antigo e o novo proprietário residam em cidades diferentes, é obrigatório fazer um novo emplacamento do veículo.
Cheque o passado do veículo antes de comprar
Inicialmente, antes de fechar definitivamente um negócio, o ideal é que o comprador verifique a situação do veículo no site do Detran para verificar se existem multas, débitos, restrições judiciais, entre outras pendências existentes.
Trata-se de uma medida fundamental para que o futuro proprietário cheque se está tudo certo com o veículo e se certifique, ainda, que não terá problemas mais tarde. Entre eles, precisar arcar com o pagamento de multas ou, até mesmo, descobrir que comprou um carro fruto de roubo.
Além disso, somente após verificar a procedência no Detran que o comprador deve informar os seus dados particulares para a pessoa que está vendendo o carro, para que seja possível preencher o recibo de compra e venda.
Tá de carro novo? Então vamos proteger seu bem!
Entre em contato com a Ducon Seguros que lhe garantimos as melhores coberturas, o melhor atendimento e um custo benefício ainda maior.
Nos chame pelos nossos canais oficiais e receba mais informações.
WhatsApp: (51) 99295.4095 ou 51 3209 3275.
Nossa missão é ajudar nossos clientes a entenderem e protegerem seus riscos, assim aplicamos nossos conhecimentos e experiência para que nossos clientes possam ter a melhor proteção.