A paralisação na produção de veículos devido à falta de componentes eletrônicos, associada a fatores como aumento no custo de matérias-primas como aço e alumínio, provocou uma disparada nos preços de automóveis novos e usados em 2021.
A demanda por compra de veículos usados aumento significantemente, neste segundo ano da pandemia do coronavírus, existe demanda reprimida: a falta de carros zero-quilômetro tem levado compradores a buscarem exemplares de segunda mão, cujos preços têm subido ainda mais.
Essa é uma má notícia para quem já está se programando para pagar o IPVA 2022 – afinal, o cálculo do imposto é realizado sobre o valor venal médio do veículo, enquanto as alíquotas variam de acordo com o tipo de carroceria e combustível em cada Estado.
De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entre fevereiro de 2020, mês imediatamente anterior ao início da pandemia, e julho de 2021 os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9% na média.
Considerando apenas exemplares usados, independentemente do ano/modelo, a alta no estado de SP será na média de 24,4%, já no estado do RS a alta será na média de 21,63% para veículos de passeio, já os caminhões a alta média será de 25,38%
Importante ressaltar que não houve alteração nas alíquotas do imposto, mas, sim, uma elevação nos preços dos veículos usados no cálculo.
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